Como cortar a grama corretamente: 7 dicas para um gramado bonito
Cortador de grama

Como cortar a grama corretamente: 7 dicas para um gramado bonito

Gramado
Gramado

O gramado é parte fundamental para manter um belo jardim. Eventualmente, seja por economia, ou pelo desejo de colocar a mão na massa, muitas pessoas preferem fazer a manutenção do quintal por conta.

Mas e aí, será que tem algum truque de como cortar a grama corretamente? Aliás, já imaginou aparar o gramado quase como um profissional? Então confira as dicas e os truques para você e deixe o seu gramado prontinho para o verão!

Grama
Grama

Como cortar a grama corretamente

Verifique se está própria para corte

1) Primeiramente você deve certificar-se de que a grama está seca. Posteriormente, passe a vassoura de aço para levantar o gramado e meça a altura. Assim, se a grama estiver entre 5 e 10 centímetros, é hora de fazer o corte.

Vassoura de aço
Vassoura de aço

Limpe o terreno

2) Ainda com ajuda da vassoura de aço, faça a limpeza da área a ser cortada. Retire galhos, pedras e outros resíduos que possam atrapalhar a passagem do aparador de grama ou até mesmo causar algum acidente.

Defina a altura do corte

3) Cortar mais de um terço do tamanho da grama pode danificar a raiz. Por consequência, o gramado fica mais suscetível ao aparecimento de ervas daninhas, doenças e pragas. Caso o gramado cresça muito rápido, o ideal é cortar com mais frequência mas manter o limite de corte de até um terço do tamanho.

Revise as lâminas do aparador de grama

4) Se o seu não aparador de grama estiver com as lâminas afiadas, você pode acabar rasgando a vegetação ao invés de cortá-la, o que prejudica a aparência e saúde do gramado. Por isso, verifique sempre se as lâminas estão em perfeitas condições.

Aparador de grama
Aparador de grama

Alterne a direção do corte

5) Outro truque legal de como cortar a grama é variar a direção do corte de vez em quando. Como as folhas da grama tendem a se inclinar para a direção que são cortadas, mudar a direção pode ajudar a reduzir o desgaste do gramado.

Use a tesoura para dar acabamento

6) Nos locais próximos à calçada, raízes de árvores ou pedras, use a tesoura para grama e faça o acabamento.

tesoura
Tesoura

Limpe os equipamentos ao finalizar

7) Sempre após cortar a grama, deixe a preguiça de lado e limpe todos os equipamentos antes de guardá-los. Isso vai garantir que as lâminas permaneçam afiadas e que o corte seja feito corretamente na próxima utilização.

Saiba mais em: https://asmateriais.com.br/noticias/

Acompanhe também em: https://www.instagram.com/as.materiais/