Sete dicas para o assentamento de piso correto

Sete dicas para o assentamento de piso correto

Fazer o assentamento de piso é uma etapa muito importante da construção ou reforma da casa. É a partir da instalação do revestimento que a residência começa a ganhar uma cara nova.

Se você não quer ter pisos desnivelados, ocos ou com o desenho de cada peça se desencontrando, é essencial prestar atenção a alguns detalhes durante o assentamento.

A escolha da argamassa ideal, deixar o espaçamento correto entre cada peça do revestimento e usar algumas técnicas para garantir o nivelamento do piso também são práticas essenciais para ter um bom resultado.

Para te auxiliar, separamos sete dicas para colocar o piso corretamente. Confira a seguir!

1. Planeje antes de começar o assentamento de piso

O planejamento é uma etapa indispensável para o assentamento de piso correto e você deve começar por aí.

Se você vai colocar piso em todos os quartos, sala, cozinha, banheiro e áreas externas, é fundamental comprar uma quantidade que será suficiente para cada cômodo.

Lembre-se de adquirir um pouco mais de piso do que será utilizado. Assim, se futuramente for necessário realizar algum reparo, como em casos de infiltrações, será fácil substituir o revestimento por um igual.

Também é interessante pensar no tipo de piso que será instalado em cada cômodo e escolher o ideal para os ambientes.

Nos banheiros, lavanderia, cozinha, área externa da casa e outros ambientes que podem ser molhados, vale a pena colocar revestimentos que são antiderrapantes e resistentes à umidade.

Além de se atentar a esses pontos, lembre-se também de planejar por qual cômodo começará o assentamento de piso. Dê preferência aos ambientes mais distantes, onde você não precisará circular para acessar os outros pontos da casa.

Começar o assentamento de piso dos cômodos mais distantes é essencial para a secagem do revestimento, pois é necessário esperar 72h para andar no piso instalado.

2. Limpe o contrapiso antes de começar

Após finalizar o contrapiso da residência e garantir que ele está todo nivelado e pronto para receber o revestimento, é hora de limpá-lo.

Essa etapa é muito importante para obter um bom resultado com o assentamento do piso, pois a limpeza do contrapiso interfere na fixação da argamassa.

Por isso, ele deve estar sem poeira, tinta ou outros materiais e detritos que possam ter sujado o ambiente durante a reforma ou construção.

Para remover bem a poeira, utilize uma vassoura ou compressor para eliminar o pó com mais facilidade. Se houver necessidade de remover sujeiras mais grossas que estão impregnadas no contrapiso, utilize esponjas de aço.

Se você for assentar o piso sobre o revestimento antigo é importante remover toda a oleosidade dele para garantir que o novo vai ficar bem fixado. Uma boa opção é utilizar produtos de limpeza capazes de eliminar a gordura.

3. Escolha a argamassa correta para o ambiente e piso

argamassa correta varia conforme as características do piso e do local que ele será instalado. Para facilitar, a norma ABNT NBR 14081 determina as indicações de uso para cada tipo de argamassa.

A argamassa AC-I, por exemplo, é recomendada para revestimentos que serão instalados na área interna da casa.

Para assentar pisos no exterior da residência, o ideal é utilizar a argamassa AC-II. Ela é resistente às ações da chuva e do vento, ao movimento contínuo de pedestres e equipamentos que não possuem rodas metálicas.

A argamassa AC-III possui alta resistência e são mais aderentes. Por essa razão, ela é indicada para revestir piscinas, saunas, estufas e outros ambientes com essas características.

Para revestimentos de grandes formatos, a argamassa recomendada é a AC-III-E. As características dela são bem semelhantes às da AC-III, porém o intervalo entre a aplicação da argamassa e o assentamento do piso da AC-III-E é maior – de no mínimo 30 minutos.

Se você deseja fazer o assentamento do seu novo piso sobre um antigo, o ideal é comprar uma argamassa específica para esse fim.

Alguns itens de construção da Astra aparecem em uma obra, que está com o contrapiso pronto. Da esquerda para a direita há um carrinho de mão, um balde preto, uma desempenadeira, uma caixa de massa com argamassa e uma colher de pedreiro.
Independentemente do tipo de argamassa que o piso exigir, é importante usar uma caixa de massa com boa capacidade para preparar a quantidade ideal.

4. Aplique a quantidade necessária argamassa

Para que o seu assentamento de piso fique perfeito é fundamental utilizar a quantidade de argamassa correta em cada peça do revestimento. Isso garante que eles terão a aderência necessária e não ficarão ocos.

Quando for preparar a argamassa, para fazer a mistura, utilize uma caixa de massa com a capacidade correspondente a que você vai precisar. Na loja da Astra você encontra opções de caixas de 20L e de 50L e assim, fica mais fácil de acertar na quantidade e evita-se o retrabalho ou excesso.

Na hora de aplicar a argamassa, use uma colher de pedreiro para espalhá-la bem, e com facilidade, no contrapiso.

Após isso, faça alguns riscos na massa com a ajuda de uma desempenadeira dentada, ajudando na fixação do revestimento.

5. Use o espaçador recomendado para cada tipo de piso

Para deixar todas as peças do revestimento com a mesma distância e ter um bom resultado no final, utilize os espaçadores de piso em formato de cruzeta.

No mercado você vai encontrar espaçadores com diversas medidas. Os comercializados aqui na Astra, por exemplo, estão disponíveis em 1 mm, 1.5 mm, 2 mm, 3 mm, 4 mm e 5 mm.

Antes de comprar qualquer modelo, você deve verificar na caixa do piso ou no site do fabricante qual é o espaçamento ideal para eles. Com essa informação, você poderá escolher os espaçadores ideais para cada piso.

Espaçadores da Astra podem ser usados para assentar corretamente revestimentos de cerâmica, porcelanatos, azulejos e pedras.

6. Não se esqueça de nivelar todos os pisos

nivelamento com certeza vai interferir no resultado do assentamento de piso. Então, se você quer fazer a melhor instalação dos revestimentos, utilize ferramentas niveladoras.

Os niveladores comercializados na Astra vão te ajudar bastante nessa tarefa. O nosso conjunto de nivelamento é composto por clipes, cunhas e um alicate universal, que facilita o assentamento correto dos pisos.

Eles podem ser usados em diversos tipos de piso, são bastante resistentes e não rompem durante a instalação.

Os clipes niveladores também permitem espaçar corretamente o revestimento. E para facilitar o seu trabalho, eles quebram no lugar correto.

As cunhas da Astra podem ser usadas novamente e são compatíveis com niveladores de outras marcas.

Com a ajuda do conjunto de niveladores da Astra você garante que as peças de revestimento ficarão na mesma altura.

7. Passe o rejunte da cor que combina com o piso

Com o piso assentado, espaçado e nivelado corretamente, é hora de dar o toque final e passar o rejunte nos vãos do revestimento.

No mercado você encontra rejunte de várias cores. É interessante escolher um tom que combine com a estética de cada piso, para criar uma estética bem discreta.

Para aplicar o rejunte corretamente e não riscar o piso, utilize uma desempenadeira com borracha. O modelo da Astra é bastante resistente e pode ser reutilizado no assentamento de outros revestimentos, basta lavá-lo com água e sabão após o uso.

Fonte: Astra