Os dados do Instituto Brasileiro de Vinho mostram que as vendas dessa bebida só crescem! E não é necessário ser um grande apreciador de vinhos […]
Já pensou ter uma adega em casa para receber os amigos e familiares enquanto aprecia um bom vinho? Os dados do Instituto Brasileiro de Vinho mostram que as vendas dessa bebida só crescem! E não é necessário ser um grande apreciador de vinhos para desfrutar de bons momentos com essa bebida. Por ser versátil e ter inúmeras opções, é sempre importante ter um vinho em casa para receber bem os amigos ou até mesmo para proporcionar um bela oportunidade de relaxamento. Nesse momento em que vivemos, as pessoas passaram a valorizar muito mais espaços de lazer e convívio dentro de casa. Nesse sentido, saiba que a adega conserva consideravelmente melhor as garrafas de vinho, para que haja sempre oportunidades de apreciar a bebida em ocasiões especiais. E, é claro, não precisa de uma grande área para ter uma bela adega em casa! Pequenos espaços podem ser ótimos caso sejam bem aproveitados. Porém, para garantir isso é preciso que a adega considere alguns aspectos. Continue a leitura e saiba quais são eles!
O que é preciso para projetar uma adega em casa?
O objetivo de uma adega em casa é preservar as características sensoriais de uma garrafa de vinho mesmo longe de vinícolas. Isso exige cuidado com a preparação para desenvolver a adega, para que seja possível manter o correto condicionamento. Nesse sentido, é indispensável levar em consideração 4 aspectos.
Temperatura
A temperatura do vinho não pode ser muito elevada, o que exige um cuidado especial em países tropicais como o Brasil, que costumam ter temperaturas mais altas. Desse modo, é importante que a adega preserve a temperatura para manter a qualidade da bebida. Para isso, é necessário considerar o tipo de vinho armazenado, que podem ser distribuídos cada um à sua maneira em uma adega em casa climatizada:
- vinhos fortificados e encorpados precisam ficar em uma temperatura de 16ºC a 18ºC;
- vinhos rosés a 8ºC;
- espumantes a 6ºC;
- vinhos brancos ficam entre 6ºC a 12ºC;
- vinhos tintos de 14ºC a 16ºC.
Regiões mais frias do Brasil ou até ambientes com porões podem não precisar de um sistema de refrigeração para manter a temperatura. De todo modo, tenha em mente que a mudança brusca de temperatura interfere na qualidade.
Luminosidade
O vidro escuro que normalmente compõem as garrafas de vinho são úteis para proteger a bebida contra a incidência de raios solares ou até luzes artificiais muito intensas, o que comprometeria as qualidades sensoriais do produto. Afinal, considere que na adega uma bebida pode passar até décadas sendo armazenada. Sendo assim, é recomendado ter preocupação com o nível de luminosidade para que o vinho consiga se manter protegido e intacto por todo esse período. Nesse sentido, é possível investir em adegas com armários, que além de filtrar as luzes, também ajudam no controle da temperatura e evitam a umidade. A outra opção é apostar em luzes embutidas e indiretas.
Umidade
Conforme mencionado, o vinho também precisa ser protegido contra a umidade, que se for muito elevada, pode favorecer o aparecimento de fungos e ter o risco de infectar o rótulo ou até mesmo passar pela rolha e afetar o sabor. Da mesma maneira, umidade muito baixa também não é favorável para a qualidade da bebida, já que o ressecamento ocasionado pode levar ao encolhimento da rosca e levar a oxigenação do vinho, o que elimina gradativamente o aroma e o sabor. Por esse motivo, o recomendado é manter a umidade entre 60% a 75%. Se isso não for possível naturalmente, a partir das próprias características da adega, que pode ser úmida e fresca, o ar-condicionado contribui para a regulagem da umidade. E ainda, como dito, armários de qualidade também são opções válidas.
Movimentação
Se você reparar, normalmente, as garrafas de vinho são armazenadas nas adegas na posição horizontal, o que ajuda na conservação da rolha e na estabilidade da garrafa, que pode ter o sabor alterado de acordo com a posição e o excesso de movimentação existente. Sendo assim, deixar a bebida na posição indicada dentro de um armário da cozinha, mas mexê-la com frequência não é o ideal para manutenção das características do vinho.
Quais são os tipos de adegas em casa?
Conhecer os diferentes tipos de adega é indispensável para analisar as condições do ambiente e dos vinhos escolhidos para decidir qual modelo mais se encaixa. Assim, acompanhe a seguir.
- Termoelétrica: adega climatizada, compacta e funcional, é indicada para ambientes com climas mais amenos. O maior benefício dessa escolha é o menor valor de aquisição e o consumo de energia elétrica.
- De madeira: é a versão clássica e não é climatizada, mas pode ser inserido ar-condicionado ou climatizador no espaço. É uma alternativa que traz mais personalidade para o lar. Mas funciona quando você tem um cômodo próprio para isso ou até mesmo o porão.
- Com compressor: funciona de forma similar a geladeira e é uma das opções mais viáveis para altas temperaturas, como as do Brasil.
- Híbrida: é possível optar por mais de um modelo de adega, o que depende da necessidade e da quantidade de vinho a ser armazenado.
Quais os tipos de piso para uma adega em casa?
A escolha do tipo de piso ideal para construir uma adega em casa deve considerar o estilo da decoração. Quer dizer, decoração mais rústica combina com:
- porcelanato;
- vinílico;
- madeira.
Caso o cliente priorize uma ambientação mais moderna e elegante, o porcelanato que imita mármore e o porcelanato que imita madeira são opções bem-vindas. A madeira é muito comum na construção da própria adega, especialmente pela funcionalidade proporcionada, e também pode ser utilizada no piso seguindo a mesma coloração ou em outro tom que harmonize. Se o estilo de decoração tem mais relação com cores claras, um piso vinílico é uma opção interessante. Assim, recomenda-se em objetos e móveis que sigam a mesma linha estética.
Melhor ambientes para adaptação de adega em casa
No caso de não existir um ambiente inteiro disponível para a construção de uma adega maior, existem diversos locais que podem ser adaptados anexos para construção da adega, o ideal é que o escolhido tenha os aspectos citados para garantir a qualidade do vinho. Isso pode na:
- sala de estar;
- sala de jantar;
- hall de entrada;
- cozinha;
- embaixo da escada.
Conseguiu entender os principais pontos a serem considerados em uma adega em casa? Ao seguir nossas recomendações é possível ter uma degustação do vinho ainda mais saborosa e se beneficiar das vantagens de ter uma adega no lar, como a proteção da bebida contra o envelhecimento, mofo, umidade e muito mais. O nosso conteúdo foi válido para você? Assine a nossa newsletter para continuar acompanhando nossas atualizações de conteúdo!
Fonte: https://www.biancogres.com.br/pt_BR/blog/adega-em-casa-2