fbpx
ILUMINAÇÃO NOS ESPAÇOS

ILUMINAÇÃO NOS ESPAÇOS

Hoje vamos falar um pouco da importância da iluminação nos espaços, e como podemos através dos projetos de arquitetura e designer obtermos um bom resultado.

Para qualquer ambiente, a luz é bem mais do que apenas uma ferramenta no auxílio à visão humana na distinção de objetos e sombras. Sua intensidade, cores e qualidade de luminosidade interferem diretamente nas mais diversas sensações percebidas por cada indivíduo.

No caso dos espaços residenciais, onde a prioridade é proporcionar conforto e bem-estar, é fundamental o controle da luz de forma a oferecer um ambiente tranquilo e acolhedor. A utilização de fontes de luz deve ser projetada, antes de tudo, para resultar em uma visibilidade adequada, tanto na totalidade do ambiente quanto em setores independentes. Além disso, deve-se procurar uma adaptação correta da luz ao ambiente, levando em consideração fatores como as cores, texturas, superfícies, mobiliário e outros elementos existentes no local.

Utilizando-se de uma iluminação bem colocada, podemos valorizar o mobiliário, obras de arte e adornos, enfim cada elemento existente no espaço, trazendo cor, beleza e elegância ao mesmo.

Os tipos de iluminação se dividem em direta, indireta ou difusa, e cada qual cria um efeito especifico nos espaços. A mais comum é a difusa, centralizada no ambiente, proporciona um efeito mais harmônico ao espaço.

A iluminação direta, já tem como função base, favorecer a beleza dos ambientes e destacar áreas pontuais dos ambientes, como adornos, materiais de revestimentos diferenciados e detalhes que deseje mostrar.

Por fim, a luz indireta, tem como ponto principal tornar o ambiente mais aconchegante e intimista. Muito usada em ambientes de quartos e ambientes como salas de estar e jantar, quando a intenção é trazer ao espaço um efeito mais intimista.

 

 

Fechar Menu